Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioEventosPoderá a tecnologia Blockchain e a Inteligência Artificial serem usadas para as...

Poderá a tecnologia Blockchain e a Inteligência Artificial serem usadas para as Finanças Éticas e Solidárias?

Os enormes avanços tecnológicos têm transformado e irão continuar a transformar inúmeros aspectos de nossas vidas, mas como é que a tecnologia blockchain ou a inteligência artificial podem ser úteis para a Economia Social e para as Finanças Éticas?

Apesar da tecnologia blockchain ser conhecida, sobretudo, por criptomoedas, a sua natureza descentralizada, segura e transparente torna-a ideal para uma variedade de aplicações no setor financeiro mas, também, para a economia social mais ampla, baseada em contratos inteligentes.

A inteligência artificial é um conceito que permite que as máquinas aprendam com dados e experiências e executem tarefas que tradicionalmente exigiam inteligência humana. Atualmente, a IA está muito direcionada para grandes modelos de linguagem e criadores de imagens. Contudo, as finanças serão o caminho seguinte já que envolvem inúmeras variáveis e risco ou retorno como resultado.

Neste sentido, o primeiro workshop da nova série de workshops da FEBEA de 2023, será sobre esta temática, no dia 28 de abril de 2023, das 09:00 às 14:30 (horas de Portugal).

Será um workshop inovador, pois foi concebido para explorar o potencial da tecnologia blockchain e da Inteligência Artificial na contribuição para o crescimento das finanças éticas e da economia social. A sessão incluirá um estudo de caso real de um membro da FEBEA que demonstrará como a tecnologia blockchain está a ser usada na economia social. Este estudo de caso fornecerá informações sobre a aplicação prática da tecnologia blockchain na promoção da transparência, responsabilidade e confiança nas empresas sociais.

Os oradores serão Wolfgang Spiess-Knafl do European Center for Social Finance e Francesco Longo da Universidade de Messina.

Caso pretenda assistir a este workshop entre em contacto com a FESCOOP através do e-mail joana.guedes@fescoop.org, para que seja solicitada a sua inscrição

RELATED ARTICLES

Most Popular

Comentários recentes