Projetos Ativos

No âmbito do programa H2020, a Comissão Europeia aprovou o projeto AURORAL – Arquitetura para ecossistemas digitais regionais e abertos unificados para comunidades inteligentes e áreas rurais mais amplas com aplicação em grande escala.

O foco deste projeto é o aumento da conectividade e proporcionar um ambiente digital de plataformas de serviços interoperáveis de objetos inteligentes capazes de acionar ecossistemas rurais dinâmicos de cadeias de inovação, aplicativos e serviços. Desta forma, o AURORAL contribui para a melhoria do crescimento económico, para a criação de emprego nas zonas rurais, para a resolução de significantes desafios sociais e para superar o fosso digital que existe entre as áreas rurais e urbanas, através da expansão do potencial que o aumento da conectividade e da digitalização das áreas rurais tem, para estas mesmas áreas.

Este projeto terá a duração de 48 meses e conta com cerca de 25 parceiros, de entre os quais a FEBEA que é, simultaneamente, líder de um dos vários pacotes de trabalhos do projeto, o WP 8 – Investimento. Este pacote de trabalhos tem como objetivo criar uma parceria para o desenvolvimento de um ecossistema financeiro sustentável em cada uma das regiões envolvidas que satisfaça as necessidades de financiamento de projetos de inovação rural. Em termos práticos, a FEBEA coordenará a criação de uma plataforma de investimentos para apoiar projetos que sejam sustentáveis nas áreas rurais e contribuirá para a definição de modelos de negócios sustentáveis.

Enquanto membro FEBEA, a FESCOOP foi convidada a integrar este consorcio, contribuindo para a concretização das atividades previstas pela FEBEA, enquanto elemento terceiro do projeto AURORAL.